O sonho de qualquer empreendedor ou gerente de marketing é obter previsibilidade de vendas. Isto é, manter uma recorrência de vendas que proporcione um mês sem surpresas: previsibilidade é igual a faturamento estável. E a estabilidade financeira é muito desejada para que um negócio cresça de forma saudável.
O que poucos sabem, no entanto, é que a melhor forma de alcançar esse cenário ideal é investir no relacionamento pós-venda. Clientes fiéis retornam à loja e consomem com frequência, mostrando que é uma excelente estratégia para garantir a recorrência de vendas no empreendimento.
Mas a questão é: como desenvolver uma estratégia de relacionamento com o cliente paralelamente ao trabalho diário de vendas e gestão? Você precisa de auxílio. E é sobre essa ajuda fundamental que vamos conversar hoje.
O CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) nasceu para auxiliar os gestores de venda a se relacionarem melhor com seus clientes e a entenderem melhor as especificidades do seu público-alvo.
Ao utilizar um CRM, o trabalho do gerente de marketing se torna consideravelmente mais prático e produtivo, pois ele automatiza ações importantes de forma rápida e inteligente.
Desenvolver ações de marketing para captar leads é extremamente necessário, porém, se esquecer dos clientes atuais pode ser um tiro no pé.
Além de trazer previsibilidade de caixa e indicações por parte do cliente conquistado, fidelizar clientes com CRM vai economizar o seu tempo — que poderá ser investido em outras ações mais produtivas.